<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

A vitória dos desempoderados


Foi a noite do black power, embora estivessem no Grant Park de Chicago quase tantos brancos quanto negros - pelo menos foi o que me pareceu. Onde eu estava, em frente ao écrã gigante, havia poucas bandeiras americanas do tamanho desta. Por isso as pessoas competiam para tirar fotografias com a stars&stripes. Sobretudo os negros. Parece-me que não o fariam se o vencedor tivesse sido um branco, mesmo que fosse o seu candidato. Os apoiantes de Obama sentem esta vitória como sua, e isso é extraordinário, porque as democracias se tinham tornado em exercícios de cinismo. Estes não são cínicos, eles acreditam.

A vitória de Barack Obama foi sobretudo simbólica. Muitos desempoderados, aqueles que socialmente estiveram sempre na mó de baixo, sobretudo nas comunidades negras, projectam-se na vitória de Obama e acham que ganharam também. Mesmo que seja uma ilusão - ou que venha a ser ruma ilusão -, é a democracia a funcionar, como devia funcionar. Aqui o povo sente que de alguma forma se apoderou do poder porque se projecta directamente naquele que elegeu.

Foto: VM

Etiquetas: , , ,

“A vitória dos desempoderados”