<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Sol em excesso?

Agora que já consegui parar de rir com a tirada de António Mendonça sobre os impactos no turismo português da ligação Lisboa-Madrid em alta velocidade, aqui vão uns comentários sobre a matéria.

O ministro diz que a ligação vai permitir fazer a viagem em duas horas e quarenta e cinco minutos. Muito bem. Digamos que há um madrileno cheio de calor que quer vir gozar as delícias das praias que rodeiam Lisboa. Digamos que esse madrileno mora perto da estação ferroviária de onde partirá o TGV e que, com a toalha e o protector solar devidamente guardados na mochila, faz o percurso entre o seu domicílio e o terminal em 15 minutos. Já lá vão três horas só para ir dar um cachucho à Caparica.

Chegado a Lisboa, à estação do Oriente, terá que apanhar transporte para alcançar o objectivo de colocar os pés na areia e estender a toalhinha. Sejamos optimistas, tão optimistas quanto o Governo que temos, e admitamos que o nosso madrileno consegue aviar a distância em meia hora. E já lá vão três horas e meia desde que saiu de casa, disposto a satisfazer as previsões de António Mendonça.

O "nuestro hermano" desfruta o dia, mas tem que se apressar porque, para regressar ao ponto de partida, está obrigado a suportar apenas mais três horas e meia de viagem, sempre com um sorriso de irredutível optimismo estampado na cara, até se encontrar novamente em casa para tomar duche e ir comer umas tapas.

Ao todo, para gozar a perspectiva de Lisboa como praia de Madrid, serão sete horas em trânsito, fazendo as contas muito por baixo, como sucedia com o voo dos crocodilos na velha União Soviética. Há malucos para tudo e quem seja capaz dos maiores sacrifícios só para ter o prazer de ir à praia. Mas também há quem, provavelmente, apanhe demasiado sol e, com o raciocínio em alta velocidade, não tenha tempo para pensar naquilo que diz.

Etiquetas: , , ,

“Sol em excesso?”