<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
elevador da bica

Boa e má moeda na Educação

Este artigo da Newsweek sobre o investimento em Educação é eloquente. Em termos muito resumidos, um responsável do Banco Mundial diz que grandes recursos públicos gastos em escolas de elite seriam mais bem aplicados na melhoria de cursos politécnicos. Os especialistas dizem que atirar dinheiro para cima das universidades não se traduz em resultados na mesma proporção. O que gera desenvolvimento e inclusão é a aposta em melhorar a literacia daqueles que têm baixas qualificações. Um estudo da Mckinsey, citado pela Newsweek, parece tirado de um panfleto de José Sócrates sobre as Novas Oportunidades:

"They find that the largest returns on investement come not from funneling more money toward top or even average performers, but toward those who have been left behind. Raising the achievement of the unskilled and excluded would lead not only to individual payoffs, such as higher incomes and meaningful lives, but also would generate big benefits for economies such as higher productivity and greater GDP. It would also result in broad social gains - less crime, less welfare spending, and a greater sense of cohesion".

É tudo muito bonito e Sócrates parece estar no caminho certo com iniciativas como as Novas Oportunidades - embora para estes estudos investimentos como o Magalhães sejam pouco mais do que paliativos. Espero, portanto, que os futuros governos mantenham estas políticas de qualificações. A minha grande dúvida continua a ser o resultado real destes programas. O ensino das Novas Oportunidades é mesmo sério e rigoroso? Aquilo muda mesmo a vida às pessoas? Ganham mesmo novas competências que aplicam na vida real? Recebem mais do que apenas um diploma? É a partir daqui que se distinguem as boas medidas da propaganda. As medidas podem ser boas, mas de nada servem se os resultados não o forem.

Etiquetas: , ,

“Boa e má moeda na Educação”