<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Lido no Elevador

É uma boa leitura para os tempos que correm, com recomendação especial para a classe política. "Rousseau e outros Cinco Inimigos da Liberdade" São seis textos (traduzidos pelo meu amigo Tiago Araújo) a partir de palestras de Isaiah Berlin na BBC sobre: Helvétius, Rosseau, Fichte, Hegel, Saint-Simon e Maistre.
Por vezes aqueles que começam por defender a liberdade passam a defender que só limitando seriamente a liberdade se pode ser verdadeiramente livre. O caso é mais complexo do que isto, claro, e cada autor tem as suas próprias variantes e vale a pena explorá-las.

Portugal, apesar daqueles que enchem a boca com vinte e cinco de abris, não é um país onde se ame a liberdade. Em Portugal a liberdade é uma chatice, e quando no poder a liberdade dos outros é um constrangimento ainda maior. Ainda ontem tive uma discussão com um reputado socialista que acusava a imprensa de todas as tropelias conspirativas contra o primeiro-ministro e ainda ameaçava que o patronato ia pôr fim à insídia quando Sócrates desatasse a processar os jornais a torto e a direito. Claro que, depois de umas certas palavras trocadas eu disse que no tempo do dr. Salazar é que era assim, do género fazer auto-censura porque o medo... O homem espumou e perguntou-me que moral tinha eu, já que ele tinha a medalha não sei das quantas da luta pela liberdade e eu não sabia o que era isso. E que tinha lutado pela liberdade de imprensa e que sabia o que diziam os velhos jornalistas desta malévola imprensa moderna. Talvez Berlin pudesse ter juntado às suas conferências sobre os inimigos da liberdade os acólitos de Sócrates, não os do filósofo.

Etiquetas: , ,

“Lido no Elevador”