<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d8544793576954813379', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Wiki leaking vs tradicional leaking

O mundo mudou e é preciso saber viver nele: no último 24Horas, o Jack Bauer andou em bolandas com uma pen para divulgar umas filmagens muitos sensíveis que denunciavam um presidente russo e deu a pen a uma jornalista da imprensa tradicional, que depois teve problemas com editores, o jornal foi pressionado, etc.: hoje, de certeza que os argumentistas se lembrariam do WikiLeaks, da mesma maneira que eu quando vi o episódio me lembrei da internet (mas porque é que ele não mete aquela porcaria no you tube?). 

Percebo que políticos e funcionários de alguns departamentos estatais - de todo o mundo - fiquem aterrorizados com o WikiLeaks. Mas críticas de jornalistas ou de gente dos media não compreendo. Quem não adorava ter tido acesso ao telegrama da embaixada norte-americana sobre os voos da CIA em Portugal? Ou as ordens de Hillary Clinton para se espiar o secretário-geral das Nações Unidas? Ou que a Arábia Saudita queria que os americanos bombardeassem o Irão? A grande diferença é que um jornalista tem acesso a uma quantidade limitada de informação, normalmente relacionada com a área que trabalha. Documentos deste calibre seriam uma grande história em qualquer jornal. A partir do momento em que um jornalista tivesse em seu poder qualquer um daqueles documentos tinha a obrigação profissional de o publicar.

O que o WikiLeaks muda para sempre é a capacidade de distribuição que o meio permite: é um grossista que distribui em larga escala aquilo que um jornalista nunca conseguiria fazer ao longo de uma carreira. A triagem, selecção e tratamento da informação deve ser feita pelos jornalistas, não é feita pelo WikiLeaks, que apenas proporciona a plataforma e mantém as fontes secretas. Tem perigos? Tem. Pode ser manipulado, por exemplo por serviços secretos que falsificam documentos para fazer contra-informação. Mas a esse risco também a imprensa tradicional está exposta.

Já os danos que estas revelações podem provocar parecem limitados. Entre as diplomatas todos sabem que se funciona assim, com aquele tipo de comentários e análises, portanto, danos diplomáticos sérios não haverá. Quanto a problemas - porque há sempre dois lados - questões levantadas aqui e aqui - é pertinente e tem a ver com o volume de informação bruta libertada, que permite aos serviços secretos de todo o mundo descobrirem padrões de comunicação e até pessoas e fontes que ficam em risco. Outra diferença entre o WikiLeaks e o jornalismo é que  um jornalista pode divulgar informação secreta por ser relevante e de interesse público, enquanto o WikiLeaks revela informação secreta apenas para revelar informação secreta.

Etiquetas: ,

“Wiki leaking vs tradicional leaking”

  1. Anonymous Anónimo disse:

    Susbcrevo!

  2. Anonymous Anónimo disse:

    Subscrevo!

  3. Anonymous Anónimo disse:

    I heard a couple of guys talking about this in the New York subway so I looked it up online and found your page. Thanks. I thought I was right and you confirmed my thoughts. Thanks for the work you’ve put into this. I’d love to save this and share with my friends.
    [url=http://www.bestdigitalcamerasreview.net]Nikon Camera Reviews[/url]