Livros que gostei de ler em 2010 (II)
Magnus Mills teve uma entrada triunfante no mundo da literatura. De motorista de autocarros em Londres passou a finalista do Booker Prize, em 1998, com o livro "O Curral das Bestas", o seu primeiro romance. Este e o livro seguinte, "All Quiet On The Orient Express", ainda tiveram direito a versão em português.
Depois, em Portugal abateu-se o silêncio sobre a obra de Mills. É pena, porque a capacidade de observação, a lucidez e o humor deste escritor mereciam mais atenção e divulgação. "The Scheme For Full Employment", por exemplo, é um tratado implacável e hilariante sobre as ineficiências e a inutilidade de muito do que se faz na Função Pública.
"The Maintenance Of Headway", a obra que justifica este "post", desvenda os segredos da gestão de uma rede de autocarros, com a habitual habilidade de Mills para colocar a nu o "nonsense" das grandes organizações. É uma realidade que Magnus Mills conhece bem porque, após o Booker lhe ter dado alguma fama, decidiu voltar a ser motorista de autocarros na capital londrina e manter a escrita como "hobby" lucrativo. Por estas bandas, é um autor de culto.
Etiquetas: "The Maintenance Of Headway", livros, livros que gostei de ler em 2010, Magnus Mills
21/12/10 19:29
O Scheme for Full Employment devia ser de leitura obrigatória no 12º ano! Grande sátira.