<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d8544793576954813379', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Livros que gostei de ler em 2010 (II)

Magnus Mills teve uma entrada triunfante no mundo da literatura. De motorista de autocarros em Londres passou a finalista do Booker Prize, em 1998, com o livro "O Curral das Bestas", o seu primeiro romance. Este e o livro seguinte, "All Quiet On The Orient Express", ainda tiveram direito a versão em português.

Depois, em Portugal abateu-se o silêncio sobre a obra de Mills. É pena, porque a capacidade de observação, a lucidez e o humor deste escritor mereciam mais atenção e divulgação. "The Scheme For Full Employment", por exemplo, é um tratado implacável e hilariante sobre as ineficiências e a inutilidade de muito do que se faz na Função Pública.

"The Maintenance Of Headway", a obra que justifica este "post", desvenda os segredos da gestão de uma rede de autocarros, com a habitual habilidade de Mills para colocar a nu o "nonsense" das grandes organizações. É uma realidade que Magnus Mills conhece bem porque, após o Booker lhe ter dado alguma fama, decidiu voltar a ser motorista de autocarros na capital londrina e manter a escrita como "hobby" lucrativo. Por estas bandas, é um autor de culto.

Etiquetas: , , ,

“Livros que gostei de ler em 2010 (II)”

  1. Blogger Bruno Faria Lopes disse:

    O Scheme for Full Employment devia ser de leitura obrigatória no 12º ano! Grande sátira.