<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Cadeiras, jornalismo, natureza humana e o absurdo do poder

Quem quiser perceber o ambiente em que os jornalistas trabalham, deve ler comentários aos vários posts da jornalista Dina Soares no blogue Escola de Lavores, que lançou o "episódio da cadeira", em Cabo Verde, protagonizado com o ministro Rui Pereira.

O nível do ataque por parte dos apaniguados do poder - sobretudo dos cobardes anónimos - num caso tão ridículo só deve enobrecer o jornalismo e os jornalistas independentes.

Às vezes olho para as pessoas na rua e penso quem poderiam ser os pides e os algozes se vivêssemos noutro regime. A democracia atenua estas tendências humanas. Mas eles andam aí em potência. São os mesmos que, em circunstâncias muito extraordinárias, se poderiam transformar em Eichmann - personagem que levou à tese de Arendt sobre a banalidade do Mal. Gente comum, normal, com família, capaz de cometer as maiores atrocidades para continuar na sua vidinha normal.

Os anónimos que atacam nas caixas de comentários da Escola de Lavores são apenas cobardes com esse potencial para o pior. Discutem em pé de igualdade com gente que dá a cara e tem um nome profissional a defender. É uma das iniquidades da blogosfera.

Agora, meus amigos, transponham o hate-mail das caixas de comentários de blogues para as reacções ao que os jornalistas publicam em jornais com influência, rádios ou televisões. Só peço para imaginarem...

O ar é pouco respirável. Mas esta não é uma consequência exclusiva do poder exercido pelos socialistas de José Sócrates. Os outros centros de poder, partidos, empresas, organizações, etc., não são muito diferentes (e é óbvio que há muitas excepções).

Transformar este pequeno episódio em caso nacional é como valorizar a célebre sesta desmentida de Santana Lopes. Não tem importância. Mas tudo o que o envolve - a insignificância do caso em si, a resposta patética do ministro ao blogue, o ruído dos capachos - retrata a condição humana dos que exercem o poder e dos que estão nas suas cortes.

E aqui fica mais um caso que evidencia o novo poder dos blogues, com as suas ligações à imprensa tradicional e à política. É um maná para Pacheco Pereira analisar.

Etiquetas: , ,

“Cadeiras, jornalismo, natureza humana e o absurdo do poder”

  1. Anonymous Anónimo disse:

    será que nós aqui no Brasil, estamos iniciando a volta da ditadura???? que absurdo é esse que o STF fez de banir diplomas para jornalista ... náo sou estudante de jornalismo , muito menos profissional.... mas o que parece [e que o governo est[a querendo dar uma resposta ao poder que a midia tem perante toda a populacáo, dizer que eles ( o governo ) tem o poder.... isso aqui ta virando uma casa de ze ninguem.... qlqr um aqui agora fala e divulga o que quizer....claro que as intiuicoes jornalisticas existentes váo priorizar e fazer questáo de fazer um jornalismo etico e de bom censo....agora ...... o que dizer das novas instituicoes que surgiráo com poder financeiro para se mostrar tao boas quanto as que ja existem, so que com o interesse da intolerancia do descredito e da repugnancia....INACREDITAVEL , ISSSO E UM PASSO FORTE PARA UMA DITADURA...INFELIZMENTE....