<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Limpeza dos bancos

Como já alertou Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal norte-americana, os bancos têm que limpar os balanços. Enquanto isso não suceder, será difícil que o sistema financeiro volte a funcionar normalmente. Se o potencial credor não sabe o que pode estar escondido nas contas da entidade a quem vai emprestar, não terá vontade de arriscar o seu dinheiro.

Etiquetas: , ,

“Limpeza dos bancos”

  1. Anonymous Anónimo disse:

    João,

    Para que os balanços sejam limpos, há que acabar com as imparidades resultantes de empréstimos para formação de posições accionistas em várias empresas que hoje valem um terço do que valiam.

    Todos sabem que grande partes dos novos accionistas de grandes empressas como a PT, Cimpor, BCP, etc foram feitos à custa de leverage significativo. E sem grandes garantias adicionais.

    Hoje, ou ficam com a participações a um terço do valor e corrigem balanços, ou empurram com a barriga para depois das eleições.

    O problema é que se os bancos fazem isso, lá se vão mais de 6 mil milhões de euros nas referidas imparidades. Com todas as consequências empresariais e políticas (sim a CGD é uma das principais financiadoras) que isso acarreta.

    Abraço,
    SC