<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d8544793576954813379', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Livros que gostei de ler em 2010 (IV)

A Segunda Guerra Mundial continua a fornecer matéria-prima para romances e ensaios. A fonte parece inesgotável para quem, na ficção, queira abordar os impactos de um conflito militar na vida de pessoas comuns. Um livro em que o enredo se desenrole neste ambiente é motivo suficiente para, pelo menos, lhe pegar e tentar perceber se vale a pena ler.

"The Glass Room", que esteve na "short list" do Booker Prize em 2009, foi um destes casos. Na República Checa anterior à Guerra, um casal endinheirado manda construir a casa dos seus sonhos, de acordo com os ditâmes mais vanguardistas da arquitectura da época. O local emblemático da casa é uma sala em aço, vidro e ónix, inspirada num edifício real que pode ser visto neste blogue.

É neste espaço, ocupado, sucessivamente, por diferentes inquilinos ao sabor dos incidentes do conflito que devastou a Europa Central, que têm lugar os episódios mais relevantes do romance de Simon Mawer. Os sonhos de uns são transformados em pesadelos pelas ambições de outros. E uma sala envidraçada, que devia promover a transparência de quem a habita, é o local onde se escondem segredos e traições. O livro foi editado em Portugal com o título "A Sala de Vidro".

Etiquetas: , , ,

“Livros que gostei de ler em 2010 (IV)”