<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d8544793576954813379', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

A telenovelização da política


O primeiro-ministro não admite discussão às medidas que anunciou, garantindo que "não há alternativa". Ao mesmo tempo, insiste que convidou o PSD para uma negociação prévia, lamentando que o PSD tenha recusado. Percebe-se a resposta do PSD, exactamente porque não se percebe o que iria ser negociado - se não há alternativa, não há conversa. O que não tem remédio, remediado está.

Ao mesmo tempo que fecha a porta a qualquer possibilidade de discussão ou negociação, Sócrates abre as portas do seu coração. Cada vez mais narcisista e egotista - eu, eu, eu, eu sou "corajoso", eu tenho "grandeza", eu sou o herdeiro dos grandes, "antes de mim esteve aqui Mário Soares..." - o discurso de Sócrates afasta-se do terreno da política e aproxima-se do registo da telenovela. "Não é sem ter um aperto no coração que estas medidas são tomadas", confessou no Parlamento, com o coração apertado. Apetece perguntar: who fucking cares?

Deve ser influência das telenovelas venezuelanas do amigo Chávez. A verdade é que esta telenovelização da política está a fazer escola. Mais ao menos à mesma hora a que Sócrates discorria sobre os seus apertos cardíacos, Teixeira dos Santos falava em Bruxelas sobre os seus distúrbios de sono. "Devo dizer-vos que para tomar estas medidas dormi mal", admitiu o ministro das Finanças, mal dormido.

Etiquetas: , , ,

“A telenovelização da política”