<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/37878389?origin\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Pela boca...

O Eurostat divulgou hoje que a taxa de desemprego em Portugal desceu dos 10,9% em Maio para os 10,8% em Junho. Muito bem.

A mesma décima de subida dos números do desemprego que no mês passado o Governo e alguns especialistas (e alguns bloggers) desvalorizaram, é a mesma décima de descida dos números que agora os mesmos valorizam como sendo um sinal bastante positivo.

Curioso é que este é o mesmo Eurostat que há um mês emitia números "que na verdade não existem" e agora já é tido em conta, com números que já existem. Ao ponto do Secretário de Estado do Emprego Valter Lemos ter feito o pleno em tudo o que era rádios, tv's e jornais online, regozijando-se com o fenómeno.

É verdade que se gera sempre uma enorme dinâmica política mensal à volta dos números do desemprego Mas, tal como foi dito no mês anterior "por quem percebe destas coisas", o Eurostat "não faz inquéritos ao emprego mensais; trata-se de estimativas baseadas num inquérito ao emprego e assentam num modelo combinado com projecções e dados administrativos dos Estados Membros (registados nos Institutos de Emprego de cada país)".

De facto, é preciso ter cuidado na análise dos números...

Etiquetas:

“Pela boca...”

  1. Blogger José Gil disse:

    Como jornalista é imparcial? Ou a parcialidade só aparece naquilo que escreve no seu blogue?

  2. Anonymous Ana disse:

    ...morre o peixe. Sem dúvida.