<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Leitura de elevador


YOANI SÁNCHEZ, cubana, 34 anos, mãe de um filho, tem uma história quase banal. Como tantos cubanos da sua geração, tem uma licenciatura e sobrevive de biscates (ensina espanhol a estrangeiros), passa horas nas filas do talho, da padaria e nos mercados semivazios de Havana para abastecer a despensa doméstica. Como é normal na sua geração, tem um nome exótico começado por Y, sinal de tempos em que inventar o nome dos filhos era o cúmulo da liberdade. Como tantos outros, fugiu de Cuba decidida a não voltar.

Mas voltou. Começa neste regresso, em 2004, a história excepcional desta mulher normal. Yoani sabia ao que voltava e sabia que, ao aterrar em Cuba, não poderia sair outra vez. Não há argumento que convença o regime a deixá-la sair da ilha — nem o facto de Yoani ser hoje uma celebridade, graças a um blogue (‘Geração Y’) que se tornou uma janela através da qual o mundo acompanha o absurdo quotidiano no país dos Castro. “Cuba Livre” é uma selecção de posts desse blogue, que valeu a Yoani o reconhecimento mundial (em 2008, a “Time” incluiu-a na lista das cem personalidades mais influentes do mundo).

Textos incisivos e reflexões bem humoradas sobre a aventura de ser um blogger num país onde é quase impossível aceder à Net e sobre ser livre num regime autoritário. Mas sobretudo sobre a aventura de (sobre)viver onde falta quase tudo mas sobra a propaganda e a burocracia. Textos sobre gente que sonha com carne, que desiste de ter filhos porque não há casas, que vê fugir todos os amigos (e até esse “amigo” à distância que era o apresentador mais famoso da TV cubana), que vasculha os armários e a árvore genealógica para provar a ascendência espanhola e conseguir um novo passaporte. Gente que desespera para comprar limões, que duvida dos conhecidos e suspeita dos estranhos, que “não acredita nos boatos nem nos factos”.

Gente que resiste mas se sente cobarde.“Lembro-me do dia em que contámos ao meu filho que ele [um amigo] estava preso. O meu marido disse-lhe: ‘Teo, o teu tio Adolfo está preso porque é um homem muito corajoso.’ E com a típica lógica infantil, Teo concluiu: ‘Então vocês ainda estão livres por serem um bocadinho cobardes.’”

Publicado no suplemento Actual, do Expresso, 12/06/10

Etiquetas: , ,

“Leitura de elevador”

  1. Blogger jal disse:

    http://blogdodanielphilos.blogspot.com/2010/04/entrevista-de-yoani-sanchez-cuba-bem.html

    Vale a pena ler a entrevista da «blogueira».