<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Mistérios (persistentes) da vida moderna

Cenário: loja da Companhia das Sandes, no Oeiras Parque.

Eu: "Boa noite. Quero um cachorro só com mostarda, se faz favor."
Ela: "Muito bem. Vai querer uma bebida?"
Eu: "Sim. Quero um 'ice tea' de limão."
Ela: "De que tamanho? Pequeno, médio?"
Eu: "Pode ser médio."

Ela diz-me quanto custa. Eu entrego-lhe uma nota de dez euros e recebo o troco.

Ela afasta-se em direcção à máquina das bebidas mas volta para trás.

Ela: "O 'ice tea' é de pêssego ou de limão?"
Eu: "É de limão".

Ela enche um copo de tamanho médio com o 'ice tea' de limão e coloca-o no tabuleiro. Aproveita o facto de se ter aproximado novamente de mim para fazer uma pergunta.

Ela: "O cachorro é completo, né?"
Eu: "Não, não, é só com mostarda."

Ela dirige-se à cozinha para ir buscar o cachorro. Surge, pouco depois, com a sanduíche embrulhada num pacote de papel. Coloca-a no tabuleiro.

Eu: "Obrigado."
Ela: "De nada, bom apetite."

Pego no tabuleiro e dirijo-me a uma mesa. Sento-me e começo a puxar o cachorro para fora do saco de papel. Verifico que, além do pão, da salsicha e da mostarda, o cachorro também tem batatas fritas palha.

Levanto-me e dirijo-me ao balcão.

Eu: "Desculpe, mas houve um engano. Eu pedi um cachorro só com mostarda."
Ela: "Mas eu só coloquei mostarda no cachorro."
Eu: "Não, o cachorro tem mostarda mas também tem batatas fritas. E eu não tinha pedido batatas fritas."
Ela: "Ah, é que, regra geral, quando pedem o cachorro só com mostarda é porque também querem com batata frita."
Eu: "Pois, acredito, mas eu pedi o meu expressamente só com mostarda e, do meu ponto de vista, 'só com mostarda' é mesmo 'só com mostarda'."

Ela resigna-se e dirige-se à cozinha. Ressurge, pouco depois, com a sanduíche embrulhada num pacote de papel. Agradeço, pego no embrulho e sento-me à mesa. Desfruto a refeição e penso se não estará na hora de escrever mais um "post" sobre este assunto, ainda para mais porque suspeito que nenhum dos meus companheiros de blogue escreveu nada hoje.

Enquanto pondero uma decisão, faço um exercício de humildade e autocrítica e coloco-me as seguintes questões: "será que estou a ser demasiado exigente? Será que um cachorro 'só com mostarda' é muito mais do aquilo que eu penso? Será que um pão com uma salsicha lambuzada de mostarda apenas alcança o estatuto de 'cachorro só com mostarda' quando inclui, também, batatas fritas palha? Se eu pedir um cachorro só com batatas fritas palha, que surpreendente revelação receberei em troca? E por que será que tudo isto quase me faz chegar a mostarda ao nariz?"

Etiquetas: , ,

“Mistérios (persistentes) da vida moderna”

  1. Anonymous Anónimo disse:

    Se temos um primeiro-ministro que garante não haver razões fundamentais para o "ataque especulativo" a Portugal, por que motivo os cachorros só com mostarda não hão-de ter apenas mostarda mas, também, batata frita. Cada um constrói as suas fantasias porque a realidade só atrapalha.

  2. Blogger Vìtor Matos disse:

    A palha a mais no cachorro com mostarda é o contributo para a produtividade, aquele pequeno suplemento que falta ao país. O problema é que é só palha.