Índice de citacionismo
“Portugal foi um dos primeiros países a sair da condição de recessão técnica depois da eclosão da crise mundial; foi também um dos países que melhor resistiu à crise em toda a Europa; e finalmente Portugal teve este trimestre o maior crescimento da Europa”.
O taxista que me transportava riu-se quando ouviu esta conversa na rádio. Não dá para acreditar. Fazer um discurso assim, um dia depois de anunciar o que anunciou, só pode ter dois efeitos: ou as pessoas pensam que o PM está a gozá-las; ou então acham que está atentar enganá-las.
Por mais que acredite que o seu dever como PM é fazer uma gestão positiva das expectativas, a verdade é que este discurso tem limites. Se Portugal fosse mesmo o campeão do crescimento, como diz Sócrates, não estávamos na situação em que estamos porque também somos os campeões do reverso da medalha. O PM devia assinalar que o crescimento é positivo mas com cautelas, dizendo que espera que a tendência se mantenha, para remarmos todos para o mesmo lado de modo que os sacrifícios durem menos tempo. O Governo podia optar por não pedir desculpas. Mas escusava de se vangloriar de não pedir desculpas por estar (a ser obrigado) a fazer tudo ao contrário do que prometeu. Essa falta de humildade, quando se pede humildade a toda a gente, também os eleitores não desculpam.
Etiquetas: citacionismo
15/5/10 08:48
Os eleitores certamente que são mais esclarecidos que V.Exª.Não fale em nome deles.É falta de humildade.
15/5/10 10:31
Ainda vivemos num país livre, felizmente. Mesmo sendo tão pouco esclarecido - segundo o direito que V.Exª tem de opinar neste espaço de liberdade -, achar que o PM tem falta de humildade também é um direito que me assiste.
15/5/10 17:49
O que eu critiquei foi o facto de V.Exª ter falado em nome dos eleitores.Esse hábito não é saudável embora seja hoje muito frequente.Claro que vivemos em liberdade apesar das asfixiantes dúvidas de alguns[não é o seu caso].