<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Tirar Portugal da frase

Sete palavrinhas ajudam a cavar o nosso buraco mais fundo. Há frases tramadas, como este título da Reuters: Wall St tumbles on Greek, Portugal downgrades.

Todo o mundo vai ler que o mais importante mercado de capitais está em perda porque o rating da Grécia baixou e o de Portugal também. Estamos na mesma frase estamos no mesmo barco, estamos a ser puxados para o fundo pelo barco que já afundou e não há como cortar as amarras. Não chega continuara gritar aos quatro ventos que Portugal não é a Grécia. Se os mercados acham que Portugal vai ver-se grego, então gregos seremos.

A outra frase já no miolo do texto da Reuters coloca Portugal em segundo lugar na cadeia do dominó: "Just like in 2008, when you had one big company fall after another, you're now seeing this spread from Greece to Portugal." Não creio que a partir de agora seja possível tirar Portugal da frase.

Com tanta asneira seguida ao longo dos anos, colocámo-nos demasiado perto do buraco negro e agora o buraco negro está a sugar-nos.

ADENDA: O Governo acabou de reagir. Voltar a dizer que Portugal nada tem a ver com a Grécia não adianta muito, porque os mercados não são racionais. Colocar a pressão no PSD também não faz sentido, porque os mercados só vão reagir quando cheirarem que as medidas são draconianas o suficiente para desviarem a predação para outra presa. Se as medidas forem muito draconianas nesta fase, a economia será arrastada. Não há volta a dar. Estamos tramados.

“Tirar Portugal da frase”