Powerpoint Wars
Este é o esquema da situação que os EUA - e os aliados - enfrentam no Afeganistão. Está num powerpoint que, segundo o NYTimes, tem dominado as últimas reuniões entre os militares e a Administração Obama.
"Quando compreendermos este slide, ganhamos a guerra". Foi assim que o gen. Stanley A. McChrystal, o homem que lidera a ofensiva no terreno, tentou quebrar o gelo durante o encontro que serviu para definir uma estratégia para o território. Ou seja, para apresentar este powerpoint. Se dúvidas houvesse quanto à improbabilidade de um sucesso no terreno, nunca a tarefa de simplificação visual do powerpoint funcionou tão bem: olhando para o quadro, é evidentemente simples que o Afeganistão será sempre uma guerra perdida, que só consome vidas, tempo, geopolíticas e dinheiro.
Mas, mesmo que numa inversão cósmica imprevisível, o Afeganistão pudesse ser conquistado militar, social e politicamente, não será seguramente com os generais enfiados nos gabinetes à volta do Microsoft Office que se ganham guerras. Isso até um pacifista sabe.