<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Para lá do Covilhão...

Portugal deve ser o único país do mundo em que quando neva a sua única estância de ski encerra… Deve ser por isso que a maior parte dos portugueses desconhece a sua existência…
A semana passada resolvi fazer uma pausa espiritual na zona da Serra da Estrela. Não sou praticante de desportos de Inverno, mas a minha paixão pela fotografia faz-me percorrer caminhos semelhantes com talvez maior esforço físico. O despertador tocou na manhã de quinta às 5:30 tal como tinha tocado nas manhãs anteriores na esperança de um nascer do sol limpo onde a luz quente dos primeiros raios de sol faz incandescer o topo dos cântaros da serra. Mas naquela manhã, para além do teimoso denso nevoeiro que me acompanhou nas manhãs anteriores havia uma novidade: havia neve por todo o lado acima dos 800 m. A aldeia das Penhas da Saúde parecia ter-se mudado para a Suiça tal era o branco que cobria o casario. Quando cheguei ao centro de limpeza de neve, ali na grande rotunda que permite o acesso à Torre e ao Vale Glaciar do Zêzere até Manteigas, redondos sinais brancos com rebordo vermelho indicavam trânsito cortado. Voltei à tarde, para o por do sol e o nevoeiro mantinha-se. As estradas cortadas também… Na manhã seguinte, despertador matutino, e já à saída da Covilhã se indicavam as mesmas estradas cortadas. E assim ficaram o resto de sexta-feira.
No sábado previa-se um dia solarengo e quente. E também se previa uma enchente de pessoas a querer brincar na neve que caíra nos dias anteriores. Quando o sol raiou, o céu estava limpo, a luz maravilhosa e as estradas… cortadas. Quando deixei o carro no parque perto do centro de limpeza de neve era o único por ali. Quando voltei da minha sessão fotográfica havia autocarros, auto-caravanas, dezenas de famílias esperando. Perto da cancela, sorrindo, galhofando, tagarelando, dizendo que quem manda aqui sou eu, encontravam-se os senhores da GêEneErre. Ninguém passa! A estrada era toda para um único limpa-neves que subia e descia vagarosamente os parcos kms que separam o centro de limpeza - e a cancela - da Torre. Iriam ter de esperar… Como é óbvio, a estrada que mais me interessava a mim e que me levaria até ao Vale Glaciar, essa teria de esperar que o sol a limpasse… Só no dia seguinte.
Nos outros países, logo após os nevões, quando a neve é boa para esquiar, brincar, snowboardar, as estâncias estão no seu pico. Em Portugal manda-se cortar as estradas e está feito. É mais barato, mais simples, mais revelador da pequenez e do sentido do quero posso e mando dos Portugueses. Nos outros países – testemunhei isso no Canadá – começa-se a limpar mal caía o primeiro floco de neve. Em Portugal, espera-se que passe e esteja bom tempo para se começar. Nos outros países espalha-se sal e andam em movimento vários limpa-neves; na Serra vi um único limpa-neves e um caterpillar, não os vi a lançar sal, apenas a lançar fagulhas na frente quando a poderosa pá de metal beijava a estrada. De certo, técnicas muito mais modernas…
Só não percebo é como os responsáveis pela Estância Vodafone permitem isto. Ou serão amigos dos senhores das Estradas de Portugal e costumam ir para os Alpes juntos no Carnaval beber schnapps e apanhar bronzes enquanto os pobres dos tugas esperam junto à cancela?
Enfim, para lá do Covilhão, mandam certamente os que lá estão!

Etiquetas: , , , , ,

“Para lá do Covilhão...”