<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
elevador da bica

É tudo uma questão de retrospectividade

Teixeira dos Santos apresentava a proposta para uma nova taxa de 20% sobre as mais-valias bolsistas, explicando que vai englobar operações feitas desde o início do ano – ou seja, antes da entrada em vigor da nova lei. "E isso não levanta um problema de retroactividade da lei, logo arriscando inconstitucionalidade?", perguntou uma jornalista. O ministro respondeu que não, falou vagamente de "jurisprudência do Tribunal Constitucional" e disse que isto é o que "os juristas chamam uma situação de retrospectividade da lei, não retroactividade". Olhares incrédulos na plateia. Em segundos, o ministro rematou para golo: "Terá ficado tão confusa como eu com esta explicação, mas é este o termo jurídico". Risos. Ao lado estava o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Humor e impostos só ligam quando não vêm da boca de um responsável político que está precisamente a anunciar (e, supostamente, a explicar aos cidadãos) uma nova taxa de imposto –nova taxa que, garantem os fiscalistas, é mesmo inconstitucional.

“É tudo uma questão de retrospectividade”