<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Do horror ao silêncio

Rui Pedro Soares não falou. Aliás: falou, mas não respondeu às dezenas de perguntas que os deputados tinham para colocar-lhe sobre o negócio entre a PT e a TVI.
Foi o espanto e a indignação nas imediações da sala 7. "Não falou! Não falou!" Está a ser o espanto e a indignação em todos os espaços de comentário nas rádios e televisões. "Não Falou! Não falou!"

A essência de todo este clamor é óbvia: o silêncio pode significar mais do que mil palavras quando nos colam as vestes de diabo ao corpo. E piora quando esse silêncio pode ter como retorno o estrondo de um crime de desobediência qualificada.
Percebo tudo isto.

Mas há minutos dei por mim a pensar numa razão alternativa para o frenesim mediático do dia: Rui Pedro Soares foi à Assembleia da República e não falou. E ir à Assembleia para poupar nas palavras é, de facto, notícia. Ou não se chamasse a investigação dos deputados ao negócio PT/TVI, e passo a citar, "Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à relação do Estado com a Comunicação Social e, nomeadamente, à actuação do Governo na compra da TVI".
Isso mesmo, leram bem, é uma comissão que até consegue acolher advérbios no título.

Também há dias, noutra comissão, a de Ética, o ministro Jorge Lacão foi questionado sobre a eventual legislação do governo em matéria de transparência na propriedade de meios de comunicação. E respondeu assim: "Na medida em que está num estado avançado uma revisão das leis da televisão e da rádio, o Governo poderá encarar algumas soluções jurídicas que possam ajudar a suprir aspectos de omissão na nossa ordem jurídica, exigindo uma definição mais clara, mais rigorosa quanto à exigência de identificação da estrutura de propriedade dos meios de comunicação social".

Perante estes exemplos... como não estranhar a poupança de verbo?

“Do horror ao silêncio”