<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

De resto, tudo bem

A União Europeia espera que com anúncios de ajudas consiga travar os ataques à dívida da Grécia e, em menor grau, às dos restantes países do sul da Europa (incluindo o nosso belo canto). Ao anunciar o dinheirinho, espera não ter de chegar a gastá-lo.

Os mercados não acreditam e confrontam o bluff - atacam sem quartel a dívida grega e de outros países periféricos (incluindo o nosso belo canto), como agora a gíria lhes chama. Exigem à UE que mostre as cartas.

A UE não quer mostrar as cartas todas porque receia passar um cheque em branco à incúria criminosa dos gregos, desincentivando os outros infractores (incluindo o nosso belo canto) de tomarem medidas duras e inevitáveis. A UE, onde a Alemanha paga boa parte das contas, tem que primeiro pedir autorização aos tribunais e ao povo alemão, e por isso tem de contemporizar com a retórica e as demoras de Angela Merkel.

Mas os mercados, assustados com a monumental carga de pancada que levaram em 2007 e 2008, em boa parte devido aos ganhos infundados que engoliram em anos anteriores, andam em stress. Os investidores não gostam de risco. Os especuladores gostam do que se passa. E todos pressionam ainda mais o poder político a mostrar as cartas, tornando mais caro pedir emprestado.

No domingo passado, a UE mostra algumas cartas e dá mais detalhes sobre as ajudas à Grécia: mostra de onde vem o dinheirinho.

Mas os mercados só ficam convencidos durante um dia: logo nascem novas dúvidas sobre como será activado esse dinheirinho, para cobrir a falência causada pela má gestão grega e pelos ataques dos próprios mercados. Batem então mais nos gregos e, de caminho, ainda aviam umas bordoadas na outra dívida periférica (incluindo a do nosso belo canto).

De gatas, a Grécia, cujo governo anterior subiu a factura dos salários no Estado em 100% e aldrabou as contas, abre a porta às ajudas: FMI, BCE, UE, todos vão a Atenas na segunda-feira.

Nos mercados já se percebe que a Grécia está coberta. Agora, os olhos de todos - investidores, especuladores, economistas, analistas, estrategistas, jornalistas como este escriba - começam a fixar-se nos próximos elos mais fracos. Nos media de referência todos falam de Portugal, que tem passado relativamente sob o radar, mas que se calhar vai deixar de ter essa sorte, agora que a Grécia já foi temporariamente arrumada. Todos querem que Portugal seja esse "próximo problema global" - mesmo que, no fundo, o problema maior seja de histeria colectiva.

Em Lisboa há indignação e pouca vontade de apertar mais o cinto. Há um governo cansado. Há liberais do outro lado, provavelmente os mesmos que acham que liberalismo é dar os monopólios mal geridos pelo Estado aos privados, para estes pelo menos tornarem o monopólio ainda mais lucrativo, à custa de quem exporta e enfrenta concorrência.

E, no meio de tudo isto, o INE deixou de caracterizar em 2002 o grau de qualificações de quem emigra - grande medida para salvaguardar o moral das tropas, supõe-se.

De resto, tudo bem.

“De resto, tudo bem”