<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Sobre a "interferência política" dos mercados

Enquanto os mercados financeiros andaram a emprestar dinheiro para alimentar o crescimento do consumo e do crédito em Portugal, para financiar a nossa economia pouco competitiva e para safar o despesismo do Estado não se ouviram estas vozes contra a interferência política da finança. Agora os mercados continuam a emprestar, mas exigem mais e mais juros – e estala a velha conversa da especulação e da interferência do capital na política.

Há cerca de 200 anos Nathan Rothschild tinha grande influência sobre as escolhas das grandes potências europeias para a pasta das finanças. Era assim porque essas potências precisavam dele para financiar as suas guerras – ou seja, porque devido às suas escolhas políticas acabaram a dever muito dinheiro ao Bonaparte da Finança. A história hoje é semelhante – as opções dos nossos governos (e a inércia dos privados) levaram a que Portugal (a par de outros países europeus) acabasse por dever muito dinheiro ao exterior. Devemos muito, criamos pouco relativamente ao que devemos e, por isso, damos o flanco aos nossos credores e a estas euforias do mercado.

Há interferência política? Claro que há – se eu não ganhar dinheiro suficiente para pagar ao banco a prestação da casa, o banco (que rouba nas comissões, especula nos seguros, etc.) também interfere nas minhas escolhas. No papel de réu posso gritar contra o meu credor, mas isso não ajuda – poucos ouvem um réu. Posso alternativamente apresentar factos que o convençam – e aí talvez mude a situação. Espera-se que em São Bento alguém se convença disto.

“Sobre a "interferência política" dos mercados”

  1. Blogger MBA disse:

    Grécia, primeira impressão

    Estes gregos não são parvos nenhuns, a avaliar pelo taxista que me trouxe ao hotel. Meti conversa, claro, depois de ele perguntar de onde é que eu vinha.
    Assim que disse Portugal, a resposta dele foi clara: "Portugal, economy very bad, Spain, economy very bad".
    Ah sim? Então e aqui, tão na boa? Abana a mão e diz "so, so"... Yeah, right...

    O tipo que não consegue dizer cinco palavras seguidas de inglês preocupa-se essencialmente em dizer que cá não há dinheiro, é verdade, mas que Portugal e Espanha não estão melhores.

    Caramba, tivesse entrevistado o primeiro-ministro e a mensagem política para os mercados internacionais não sairia tão fluente.

    Mas pronto, reconciliámo-nos a falar do Katsouranis e do Karagounis :-)

  2. Blogger Bruno Faria Lopes disse:

    Espero bem que o gajo tenha ligado o taxímetro!... Os governantes são mafiosos nas contas públicas, mas comparados com os taxistas de Atenas... :) abraço!