<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Há muito barulho neste T0


Rádios, televisões, jornais, blogues e turistada ouvida aqui no Elevador. Muitas pessoas discutem (ou fazem discutir) alguns pontos como sendo os essenciais no caso das escutas: a validade da publicação das mesmas, a qualidade do jornalismo, a clássica tirada "a justiça não se faz na praça pública". Mais: como sempre nestes momentos começamos a ficar enredados nas definições do Estado de Direito, das decisões e dos recursos, das violações do segredo de justiça, etc. etc. Coisas de um país de treinadores e de juristas de bancada, de pessoas pouco focadas.

Tudo isto afasta-nos e distrai-nos da questão essencial: a necessidade de esclarecer a alegada utilização de uma empresa privada (com uma golden share) por parte do chefe de governo para afastar figuras incómodas. Sem histerias de ataques às liberdades fundamentais (que também geram ruído), sem dispersar o debate por outras questões.

Depois, caso se confirme o pior – só depois de eliminada a suspeita que está na base de tudo isto – discutamos então a muito relevante questão da independência do poder judicial. E as relações pouco claras entre empresas na órbita do poder e o próprio poder. E o jornalismo em Portugal, claro. E por aí adiante. Uma coisa de cada vez.

“Há muito barulho neste T0”