<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

A Comissão sobre o estado dos media em Portugal

É a primeira vez que assisto a uma comissão de inquérito parlamentar sobre um tema que realmente conheço. E, como tal, fica para mim ainda mais clara a falta de preparação e de cultura (cultura democrática) de boa parte dos deputados da Assembleia da República. A falta de trabalho de casa, as perguntas vagas e mal feitas, a credulidade com que pelo menos alguns encaram as respostas dadas pelos jornalistas ali presentes. Isto para não falar da partidarização habitual do assunto – a histeria pouco focada da oposição sobre o "ataque à liberdade de imprensa" (acordaram agora para o assunto, está visto) ou a permanente desvalorização do PS sobre condicionamento à margem das regras (que é feito sobre os media).
Se quiserem confrontar jornalistas inteligentes com perguntas precisas e difíceis têm que trabalhar mais – tentem, por exemplo, falar com jornalistas antes das comissões. Leiam jornais e vejam telejornais. Comparem. Levem exemplos duvidosos para a comissão de inquérito e tentem esclarecer. Caso contrário estarão a levar sabatinas sobre jornalismo ou verdadeiros bailes à volta daquilo que é importante.

“A Comissão sobre o estado dos media em Portugal”

  1. Blogger MBA disse:

    Dei-me ao trabalho, no limite do possível, de ouvir as conversas do nosso antigo director e, realmente, o que mais impressiona é a falta de preparação dos deputados. Levaram um verdadeiro 'banho de bola', como se costuma dizer.

    Nos temas que conheço melhor (este, claro, e também a eterna Saúde), não é normal um deputado conseguir fazer perguntas que realmente embaracem quem está na cadeira ao lado da do presidente da comissão.

    O mais escandaloso é que estas são as pessoas que é suposto fiscalizarem a ctividade do governante. Que diabo, qualquer jornalista da área sabe mais que os deputados sobre aquele tema.

    E isto é que é triste...