<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
elevador da bica

iParvos

O messias falou e mostrou a nova tábua. E os pacóvios dos terráqueos aplaudiram, sem qualquer espécie de filtro.

O epifenómeno que a Apple criou - marketing que merece elogios - teve um acompanhamento jornalístico descerebrado. No mundo inteiro, nuns jornais mais que noutros. Somos todos crianças e aqui está o brinquedo novo. Dizem que pode ser a salvação do jornalismo. Disso não sei e, sinceramente, tenho dúvidas sobre o papel tão determinante deste brinquedo no jornalismo. Mas, antes de pensar na cura, talvez fosse boa ideia preocuparmo-nos com a doença. E não agravá-la com este tipo de comportamentos, onde andamos todos, tipo cães amestrados, atrás das guinadas da maçã.

A Apple foi revolucionária nos nossos hábitos, "canibalizando" invenções dos outros e banhando objectos com a sua habitual capa social de "estatuto". Touch screen no iPhone e a rodinha no iPod, deram imenso jeito. Mas também dão os assentos de sanita aquecidos.

O que acho curioso é que haja tanta página sobre o iPad e ninguém questione porque é que é tão barato... Se é um produto novo tão ansiado pelo público, que vai mudar a vida de todos, não faria sentido que o preço permitisse margens de lucro adequadas à histeria? Foi assim com o iPod e com o iPhone. E é assim com os Mac. Se calhar o facto de o iPad forçar comportamentos nos consumidores que ainda não são generalizados (o livro é um livro é um livro), pode ajudar a perceber o preço tão baixo. E, já agora, a Apple vai perder quanto, nos primeiros anos, com esta brincadeira?

Não sei. E essa é a questão. Tenho demasiadas incertezas sobre isto. Ao contrário das certezas de muitos outros.

“iParvos”