<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/37878389?origin\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

O ministro das Finanças sofre de subprime?

Menos de um mês depois da última de várias garantias de que o objectivo de 5,9% para o défice orçamental em 2009 seria cumprido, Teixeira dos Santos abre a porta para um valor acima (será bem acima, tipo 8%, algo que muitos já tinham percebido). Já não é a primeira vez que o politicamente hábil ministro das Finanças gere assim as expectativas da malta – recorde-se o reconhecimento tardio do impacto da crise económica, que levou a uma reacção também ela tardia por parte do governo.
Podemos sempre dizer que o ministro faz o que lhe compete, gerindo politicamente a confiança e o espírito gastador dos animais. Podemos ainda apontar o choque da "maior crise dos últimos 80 anos". Podemos até lembrar que só acredita nas garantias de Teixeira dos Santos quem quiser (ou ainda estiver a ouvir). O problema está sempre na inconveniente e maldita responsabilização dos políticos face ao seu discurso e às expectativas que pretendem manipular. E, por este andar, as garantias e palavras deste ministro arriscam valer menos do que a alta cotação de que disfruta no mercado político – estaremos aqui perante um ministro das Finanças subprime?
Adenda: Claro que nada disto acontece sem influência da mão que embala o berço.

Ninguém respondeu a “O ministro das Finanças sofre de subprime?”