<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Lido no Elevador

A separação dos Beatles não foi um espectáculo bonito. Tensões crescentes entre os membros do grupo, em especial entre Paul McCartney, John Lennon e George Harrison, com a presença constante de Yoko Ono nos estúdios, interferindo, mesmo através do seu silêncio, no trabalho da banda, ditaram o princípio do fim.

Para além da degradação das relações pessoais, os Beatles entraram em divergência quanto à condução dos seus negócios, em estado caótico desde a morte de Brian Epstein, o "manager" que tinha acompanhado os "fab four" desde o início da carreira. A escolha de um gestor que colocasse a casa em ordem, a Apple Corps e o grupo de empresas que controlava, foi um ponto decisivo de conflito. De um lado, Lennon, Harrison e Ringo Starr, que apostavam em Allen Klein. Do outro, isolado, McCartney, que defendia o sogro, pai de Linda Eastman, para tomar conta dos negócios da banda.

A partir daqui, seguiram-se longos anos de processos judiciais que Peter Doggett descreve em "You Never Give Me Your Money - The Battle For The Soul Of The Beatles". Pela obra se percebe como os quatro elementos da banda que dominou os anos 60 tinham um talento para os negócios inversamente proporcional ao que demonstraram no plano musical.

Investimentos ruinosos, anarquia nas finanças, desconhecimento sobre quem, de facto, era detentor dos direitos de autor sobre as canções, exposição aos mais diversos oportunistas interessados em fazer fortuna à custa dos músicos, o livro de Doggett é um desfiar de factos e histórias que, muitos anos após a separação oficial, em 1970, continuaram a impedir os quatro heróis de Liverpool de se libertarem de um fardo pesado.

Etiquetas:

“Lido no Elevador”