Um governo funambulista
Os cinco meses que vão de Abril a Setembro de 2010 serão decisivos para este Governo. Só nesses meses é que o Presidente pode dissolver o Parlamento. Depois disso, só depois de Março de 2011. Acredito que depois de ter pedido a mão de todas as moças do reino - casadoiras ou não - e depois de todas elas terem recusado casamentos e uniões de facto, José Sócrates pode dramatizar e muito.
Durante aqueles meses, deverá fazê-lo em duas circunstâncias: a) se não conseguir fazer passar diplomas essenciais para o Governo; b) se a oposição, além de bloquear o PS, aprovar leis contra o PS.
Se as sondagens forem favoráveis, este Governo tem muitas probabilidades de durar menos do que os dois anos vaticinados pelo professor Marcelo.
Dois factores, porém, podem desequilibrar estas contas: a) uma nova liderança do PSD com boa imagem pode travar as tentações de Sócrates para dramatizar; b) um CDS que não quer perder todo o poder que conquistou estará disponível para negociar, provando que é o verdadeiro voto útil para se destacar do PSD. Vamos ver.
Etiquetas: estabilidade, governo
1/11/09 21:00
Boa parte dos calculos politicos vao depender do andamento da economia e do emprego - e, pelo andar da carruagem, antes de meados de 2011 ninguem vai querer ir a eleicoes. O que calha bem, claro, com um calendario pos-Marco 2011..