<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Lido no Elevador

"The Humbling", o novo livro de Philip Roth, retoma alguns dos temas favoritos na obra do escritor. A solidão, o envelhecimento e a perda de faculdades físicas e intelectuais que lhe está associada, o isolamento para tentar lidar com os fantasmas interiores, as complexidades na gestão das relações e do que foi sendo deixado para trás num percurso de vida.

Simon Axler está na sua década de 60. Foi um actor de grande sucesso, admirado de forma reverente pelas suas prestações na representação de personagens dos clássicos. Mas, um dia, inesperadamente, perde o seu instinto de actor, o que significa ter de se confrontar com o desvanecimento daquilo que era mais importante para dar um sentido à sua vida. Digerir o fracasso, tentar perceber os seus motivos e recuperar o ânimo para viver tornam-se no objectivo central de Axler.

Esta é mais uma obra merecedora de leitura na bibliografia de Philip Roth. E uma prova adicional de que o escritor norte-americano, tal como muitos outros antes dele, não precisa do Nobel para ter já um lugar assegurado entre as grandes figuras de sempre no ofício da escrita.

Etiquetas: ,

“Lido no Elevador”