<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
elevador da bica

And now for something completely different

Nove meses depois de ter sido eleito, Barack Obama recebe o Nobel da Paz. A primeira reacção é de surpresa, a segunda é de estranheza.
Para o comité do Nobel – que tinha na lista os habituais dissidentes chineses e activistas afegãos – esta é uma forma de ampliar (e condicionar) o poder diplomático de Obama, o chefe da maior potência militar do mundo. Pode, também, ser um reflexo do alívio na era-pós Bush – um prémio anti-Bush.
No entanto, a verdade é que a "mudança de ambiente" enaltecida por Oslo sabe a pouco para um prémio com este significado – faltam resultados concretos no Afeganistão (para onde o novo Nobel da Paz vai mandar mais 40 mil soldados: doublespeak de Orwell?...), no Iraque e no Irão. E, sobretudo, falta tempo, para ver o que Presidente dos EUA pode realmente conseguir. A atribuição do prémio parece, por isso, muito frágil.
Mas, provavelmente, tudo até poderá ter sido como escreve um leitor da BBC: "Será que Obama ganhou apenas porque não invadiu nenhum país nos últimos nove meses?"

“And now for something completely different”

  1. Blogger Grifo disse:

    Espero que não se importe por ter um link para si no meu blog ;)

  2. Blogger João Cândido da Silva disse:

    Se o objectivo foi o de descer mais um degrau na credibilidade do prémio Nobel da Paz, a missão foi plenamente cumprida.