A classe média que pague a crise
"Não se trata de falar de ricos e pobres. Mas temos consciência de que há pessoas com rendimentos elevados em comparação com a maioria, que tem rendimentos mais baixos e precisa de apoios.", Teixeira dos Santos, entrevista à SIC
Se a comparação é com a maioria, então estamos conversados: 85% das declarações de rendimentos para o cálculo do IRS em 2005 diziam respeito ao escalão abaixo de 27.500 euros brutos por ano. Olhe-se para o problema de outro ângulo: 40% dos portugueses seriam pobres se não recebessem qualquer transferência do Estado (abonos, pensões, subsídios, etc.), segundo o INE.
Nestas condições – e tendo uma política fiscal que toma a maioria como referência – não admira que a definição de "ricos" em Portugal abranja a pura classe média e média/alta. O peso sobre estas pessoas (onde me incluo) tem vindo a crescer nos últimos anos: em 2006, 70% da receita de IRS foi conseguida a partir do escalão de 40 mil euros brutos anuais, que vale cerca de 8% das declarações entregues.
O Estado Social tem implícita a ideia de transferência de riqueza, da sua redistribuição – ora, em Portugal, a economia não cresce desde o início da década, a capacidade de gerar riqueza estagnou (perto de 0% entre 2000 e 2009). Como resolver?
Se a comparação é com a maioria, então estamos conversados: 85% das declarações de rendimentos para o cálculo do IRS em 2005 diziam respeito ao escalão abaixo de 27.500 euros brutos por ano. Olhe-se para o problema de outro ângulo: 40% dos portugueses seriam pobres se não recebessem qualquer transferência do Estado (abonos, pensões, subsídios, etc.), segundo o INE.
Nestas condições – e tendo uma política fiscal que toma a maioria como referência – não admira que a definição de "ricos" em Portugal abranja a pura classe média e média/alta. O peso sobre estas pessoas (onde me incluo) tem vindo a crescer nos últimos anos: em 2006, 70% da receita de IRS foi conseguida a partir do escalão de 40 mil euros brutos anuais, que vale cerca de 8% das declarações entregues.
O Estado Social tem implícita a ideia de transferência de riqueza, da sua redistribuição – ora, em Portugal, a economia não cresce desde o início da década, a capacidade de gerar riqueza estagnou (perto de 0% entre 2000 e 2009). Como resolver?