A lentidão
Por motivos de trabalho dei com isto: no programa do PSD em 1991, Cavaco Silva propunha o "alargamento progressivo da escolaridade obrigatoria para 12 anos", que agora José Sócrates vai concretizar. A malta que nasceu nesse ano teria hoje 18 anos e se a medida tivesse sido implementada mesmo muito devagarinho, estavam todos agora com o 12º ano. Era bonito, não era? Basta uma pequena viagem aos arquivos para vermos como neste País é tudo muito leento, muito leeento...
Etiquetas: devagar devagarinho, educação
12/6/09 16:23
Uma coisa é a obrigação de frequentar 12 anos de escola ou frequentar uma qualquer formação profissional (com que concordo); outra é colocar a escolaridade mínima obrigatória no 12º ano: i.e. todos os jovens terem que atingir com sucesso o 12º ano de escolaridade (com que não concordo e só seria possível se se baixasse de tal forma a qualidade que deixava de ter qualquer interesse).
Assim, não se deverá exigir no futuro o 12º ano
para a obtenção de uma carta de condução ou para o desempenho de muitas profissões modestas e que não carecem de grandes conhecimentos académicos.
Zé da Burra o Alentejano