<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Obama e a desilusão da política espectáculo

Obama voltou a fazer história, ao tornar-se no primeiro presidente norte-americano a ir a um 'talk-show' – o eleito foi o 'Tonight Show' da NBC, apresentado por Jay Leno. Ouvi alguns jornalistas e analistas explicarem que esta foi uma oportunidade para o presidente vender o seu plano de combate à crise aos americanos e ventilar um pouco mais daquela fúria fácil contra os bónus milionários pagos pela AIG. Vi uma reportagem com gente acampada à porta dos estúdios da NBC, à espera de vislumbrar a estrela presidencial Obama. E tentei ver o video da 'entrevista' no You Tube, mas confesso que foi difícil filtrar as opções - é que na estrada para a Casa Branca Obama apareceu nos programas da Ellen, do Letterman, da Oprah e do Jay Leno.

Pelo que li no Times, Barack Obama falou com Jay Leno sobre a crise, fez piadas sobre "those folks in Washington" e alternou entre um tom sério (enquanto falava sobre os problemas da economia) e um ar mais casual (sobre, por exemplo, o novo cão da Casa Branca). A tirada mestra, dizem os analistas, foi a comparação entre os políticos em Washington e o American Idol, um reality show.

Em qualquer cultura os conceitos de verdade e de inteligência são validados pelas formas de comunicação dominantes. E, hoje, a forma de comunicar passa cada vez mais pela imagem (o meio) e o entretenimento (que o meio favorece). A política, a economia e a religião são alguns exemplos de temas transformados em fast food para a televisão. O meio não favorece a reflexão e cria novas e paupérrimas formas de discurso público e de verdade.

Tudo isto pede uma leitura do clássico "Amusing Ourselves do Death", de Neil Postman. Estamos a um passo de nos divertirmos até à morte cerebral, avisava Postman em 1985. Quem tinha razão era mesmo Aldous Huxley, e não George Orwell – a melhor maneira de estupidificar e manipular um povo não é a repressão totalitária e o bloqueio à informação; é, sim, afogar as pessoas em informação e adorná-la até à irrelevância como uma forma de entertenimento.

Já se percebeu que a mudança prometida por Obama não chegará aqui - o mais competente político-do-espectáculo, conhece a realidade e joga com ela. Afinal, a política e a economia estão mais na arte da representação do que em qualquer tipo de ciência.

“Obama e a desilusão da política espectáculo”