<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Missão: Impossível!



Há pouco mais de um ano, no dia 8 de Feveiro de 2008, a Associated Press fazia passar no seu feed uma triste notícia: a Polaroid iria deixar de fabricar os seus filmes instantâneos. A companhia preparava-se para fechar três fábricas e despedir 4 centena e meia de trabalhadores. Como não sou o Paulo Portas nem o Louçã, não fiquei em estado choque pelos empregos perdidos, mas sim pelas milhares de pessoas que iriam deixar de poder clicar nas suas velhinhas máquinas quadradas e de formato pouco convencional. Eu incluído.

O site de referência onde sempre comprei o meu filme (e que não vou divulgar porque ainda têm alguns exemplares disponíveis e eu não quero que mo tirem da boca…) assegurava-me então que o mundo não iria acabar, que ainda havia uma considerável quantidade de filme disponível, blá blá blá, mas nem isso me sossegou. Eu sabia que isto não era bom e que o preço do filme ia disparar em flecha. 1,5 euros contra os 9 cêntimos da Snapfish pela impressão de uma foto era o que me esperava. Mas nada substitui a magia de ver aparecer uma foto nos segundos posteriores à sua captura. As crianças que o digam…

Blogs, petições online, fãs desesperados fizeram ouvir a sua voz - e os dedos do seu descontentamento com a decisão da Polaroid - e foi então que um grupo carolas, ainda mais malucos que eu, decidiu comprar uma das fábricas à Polaroid com todo o seu equipamento e fundar o The Impossible Project. A missão? Reiniciar a produção de filme instantâneo analógico para as velhinhas câmaras em 2010. E eles precisam da ajuda de todos nós. É ou não é uma grande notícia?

Etiquetas: , ,

“Missão: Impossível!”