<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
elevador da bica

Conspiração grisalha

Ontem, num desabafo inesperado, um empresário da indústria portuguesa contou-me como vai ter de despedir cerca de 30 pessoas, cortesia da total paralisação da economia. Explicou-me depois que no actual contexto de dificuldades de tesouraria - o mal da falta de liquidez, comum a grandes empresas - não vai poder aproveitar a crise para despedir alguns dos piores e mais antigos trabalhadores da empresa. Porquê? "Porque esta lei laboral é muito protectora e despedir essas pessoas obrigaria a uma despesa que neste momento não podemos comportar". Qual a alternativa? "Vamos ter de mandar embora pessoas mais novas, melhores, com contratos a termo."

Com a crise a apertar as empresas vai ser interessante perceber a composição da nova vaga de desemprego que aí vem - ou, em cada anúncio de despedimentos, perceber o perfil e idade de quem perde o lugar de trabalho. Certo é que a nova lei laboral - que, na base, toma todos os empresários por facínoras descongelados da Revolução Industrial - vai ser mais um obstáculo a dificultar a vida às empresas portuguesas em tempo de crise.

Aqui está uma análise interessante da oportunidade perdida na recente reforma do Código do Trabalho - uma reforma demasiado delicada para o PS a tão pouco tempo de um ano eleitoral.

P.S. (salvo seja) Título do post roubado com suavidade ao livro com o mesmo nome de Fernando Ribeiro Mendes

“Conspiração grisalha”