<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

O populista e o rótulo

"Sem pôr em causa o princípio da valorização do mérito e a necessidade de captar os melhores talentos, interrogo-me sobre se os rendimentos auferidos por altos dirigentes de empresas não serão, muitas vezes, injustificados e desproporcionados, face aos salários médios dos seus trabalhadores".

Se esta frase tivesse sido dita por Luís Filipe Menezes, choviam as acusações de que era um perigoso populista. Como foi o Presidente Cavaco Silva, na Mensagem de Ano novo, ninguém vai tão longe. Na Quadratura do Círculo, Pacheco Pereira apenas disse que a frase era demagógica. Por aqui se vê que, apesar de ser conservador - nos costumes, na forma como exerce o poder - Cavaco não é de direita. Isto parece contraditório. Sócrates é mais liberal que Cavaco nos costumes e menos conservador, mas talvez esteja muitas vezes à direita de Cavaco. É possível que em muitas circunstâncias até seja menos social-democrata que ele. Hoje, estas classificações são uma confusão e não há espécimes puros, mas sinais destes, de pura moral política, tornam mais claro quem os políticos são.

“O populista e o rótulo”

  1. Blogger João Cândido da Silva disse:

    A interrogação lançada por Cavaco não tem nada de demagógico ou de populista. Nos Estados Unidos, o tema está em aceso debate e a mim parece-me ser positivo que se reflicta, também em Portugal, sobre o assunto, tal como me parece que o PR sugeriu. Classificar a manifestação do PR como um sinal de que está mais à esquerda ou mais à direita depende apenas de se querer aplicar, ou não, o mito de que só a esquerda é que tem preocupações com os problemas sociais.