<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Crónica parlamentar




Hoje, no segundo duelo com o primeiro-ministro, Santana Lopes esteve um furinho acima, mas ainda assim muito abaixo do que devia, e abaixo das prestações de Marques Mendes, mesmo quando eram más. Pouco incisivo, redondo, e até a questão que colocou – que as Nova Oportunidades são um convite ao facilitismo – não é o problema central do nosso ensino, quando era o Ensino que estava em discussão. Levou uma rabecada violenta de Jaime Gama, ao pedinchar mais tempo, sem invocar qualquer figura regimental. “O sr. Deputado não atribui tempo de palavra a si próprio”, disse-lhe Gama com violência. Havia gente nos corredores a louvar um soundbyte de Santana a chamar “homem da Regisconta” a Sócrates. Pareceu apenas gratuito.

Paulo Portas esteve impecável na técnica parlamentar, à inglesa. Perguntas rápidas, claras e objectivas, assertivas e sem hipótese de fuga, das quais já tinha a resposta, para provar que o PM não respondia – perguntou se o PM sabe quantos polícias e GNR se vão reformar até 2010. Pediu para o governo abrir ingressos nas forças de segurança. E o PM não respondeu, embora lhe tivesse lembrado com razão que, quando esteve no Governo, não se preocupou com o assunto, nem defendeu esses ingressos. Realmente, enquanto esteve no Governo, o CDS emudeceu quanto aos assuntos de segurança interna. Santana tem de olhar para o seu lado direito (lado esquerdo de quem está sentado no hemiciclo), para aprender como a coisa se faz. Não vão demorar muito tempo a imitá-lo. Portas voltou à carga com o fundamentalismo fiscal – citando o Provedor de Justiça - e, mais uma vez, Sócrates não teve resposta que se visse.

José Sócrates está em baixo de forma, como disse Santana, está menos preparado, a presidência da UE tem-lhe dado muito trabalho, e o debate não lhe correu tão de feição quanto outros. Santana, aos jornalistas, disse que acabaram os passeios do PM nos debates mensais: um exagero, claro. Mas Sócrates foi repetitivo nos argumentos, e desonesto num argumento, pelo menos. Explorou bem as contradições do PSD em matéria de política de Educação: cada líder tem uma ideia diferente. E citou mal, por várias vezes, um projecto de lei do PSD (nº268) para o regime de gestão dos estabelecimentos de educação. Sócrates repetiu por várias vezes, a ler o documento, que “a selecção do director da escola efectua-se mediante concurso público”. Acontece que a palavra “público” não consta no documento, o que faz toda a diferença. Isto é abusar da má fé. Esteve bem ao acusar o PSD (Marco António) de "demagogia básica" por responsabilizar o Governo pelo homicídio do segurança no Porto. Realmente, é forçadito e o próprio Santana se demarcou dele.

“Crónica parlamentar”