<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

O Castelo



Este livro conta parte do "conto de fadas" de um dramaturgo que se tornou uma "estrela" por ser dissidente e depois acabou Presidente da República de uma democracia recém fundada. To the Castle and Back , de Vaclav Havel, é contado a três tempos, em trança: partes de uma entrevista de vida feita por um jornalista checo; entradas de um diário recente de Havel, enquanto ele escrevia o livro; e trechos de notas que ele enviava aos colaboradores quando era presidente. Ajuda-nos a perceber o que foi fundar a democracia checa, mas é, sobretudo, um ensaio sobre a natureza humana e a relação com o poder: amadorismo, erros, fraquezas, virtudes, vida pessoal, lutas políticas, a mulher que passava a roupa no Castelo, o morcego que estava no Castelo de Praga dentro do armário do aspirador, a casa em Portugal, as relações com os poderosos do Mundo, peripécias com russos, as vezes que esteve à beira da morte por ter sido mal tratado em hospitais checos (e já era Presidente), em suma, as impressões de um homem a quem do nada deram o poder para as mãos. E o fim do poder. Vaclav diz que quer escrever uma peça sobre um político que perdeu o poder. Portanto, ele sabe como se manifesta esse vazio.

«If I've made any mistakes, then they probably all derive from may awkwardness, my indecisiveness, politeness that slips easily to compromise». «[Without power], I wouldn't have to wear a tie all the time, smile all the time, be worried all the time that I might make a huge gaffe».

Não são todos os políticos que assumem coisas como estas. E o livro é assim: as memórias de um dramaturgo que se tornou político, quando o normal é os políticos se tornarem dramaturgos e actores das peças lindas a que assistimos todos os dias.

“O Castelo”