<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Marques Mendes e o PSD

Luis Marques Mendes esteve bem ao decidir retirar o apoio político a Carmona Rodrigues, precipitando a queda da Câmara de Lisboa. Assumiu o ónus da abertura do processo eleitoral que ontem teve o seu desfecho, revelando coragem e sentido de Estado.

Sabe-se, agora, como o fardo que decidiu carregar acabou por revelar-se pesado. Mas a sua decisão foi correcta tendo em conta a insustentabilidade política de uma gestão camarária perdida entre uma situação financeira degradada, uma notória falta de projecto e uma oposição que, embora se entretenha a cantar vitória, não foi capaz de dar o passo que o líder do PSD arriscou.

É fácil, agora, criticar Marques Mendes, acusando-o de ter sido o principal responsável pela interrupção do mandato de Carmona Rodrigues e de ter cavado o fosso em que o partido se afundou. Mas o facto de sido capaz de decidir para além do mero calculismo eleitoral só abona em seu favor.

O seu pecado na contenda lisboeta esteve no facto de não ter conseguido jogar um trunfo eleitoral mais forte e estimulante do que a candidatura de Fernando Negrão. Foi aqui que deu o flanco aos seus adversários internos, artilhando-os com um pretexto para disputar a sua liderança.

É positivo que o PSD faça o seu trabalho de clarificação e que encontre uma solução de liderança coesa e articulada para dar combate ao Governo socialista. Uma maioria torna-se tão mais absoluta quanto mais fragilizados estiverem os seus opositores.

O que é de temer é que as directas sociais-democratas se transformem num palco para a troca de acusações que sublinhem apenas o lado mais indigente e desinteressante da política, ao invés de fornecerem uma oportunidade para debater propostas e um programa diferenciador, capazes de desafiar a actual hegemonia do PS. A memória é curta, mas convinha que os candidatos à liderança do PSD não se esquecessem, tão cedo, do nível de abstenção que marcou as eleições em Lisboa.

“Marques Mendes e o PSD”