<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
elevador da bica

A injustiça das leis

Se o Governo avança com esta intenção, correm-se muitos riscos, inclusive em relação à presunção de inocência. Podem assistir-se a esforços para que os autarcas percam os mandatos por via judicial. Alguém sabe por que é que os deputados gozam de imunidade parlamentar? Exactamente para se evitar a judicialização da política. Além do mais, seria absolutamente iníquo considerar uma medida destas para autarcas sem a alargar a todos, mas a todos os titulares de órgãos políticos. Ou para todos ou para nenhum.

Assim se confundem os planos. A ética republicana não precisa de estar toda vertida na lei. Quando a ética passa a lei, deixa o plano ético e passa para o das obrigações sujeitas a sanção.

Não se pode resolver o problema da morosidade e fracasso da justiça portuguesa, condenado e sancionando aqueles que ainda não foram considerados culpados. A prova de que as sociedades humanas não evoluem é que voltamos sempre aos problemas clássicos, como este: o debate sobre se as leis são justas e se procuram efectivamente fazer justiça.

“A injustiça das leis”