<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Bush não leu Sun Tzu

Se a administração Bush, ou os idealistas neocons, percebessem como funciona o mundo real, tinham tomado decisões mais prudentes e sensatas sobre a guerra no Iraque, ou decisões mais avisadas, como já eram as de homens há mais de 2000 anos, segundo os ensinamentos do mestre Sun Tzu, registados em A Arte da Guerra. Frases e comentários:

a) "Se os vossos exércitos foram mantidos no campo durante muito tempo, as vossas reservas nacionais não serão suficientes." - Depois de uma vitória militar em três semanas, a guerra está a ser longa porque o pós-guerra, o mais importante neste conflito, não foi bem planeado. E hoje as "reservas" não são apenas económicas: são também de paciência dos cidadãos, de credibilidade política, etc.

b) "Quando tiverdes perdido (...) o moral às vossas tropas, derramado e exaurido todos os recursos, os governantes vizinhos ganharão vantagem dessas adversidades para vos atacar. E, mesmo com o mais sábio dos conselhos, não conseguireis tornar boas as consequências que daí advirão." - a presente proeminência e força do Irão é fruto de quê? Da fraqueza e do caos do seu vizinho Iraque, e da fragilidade política de Bush e de Blair, que só muito a custo poderão decidir atacar a antiga Pérsia. Onde vai já o sonho de democratizar o Médio Oriente a partir de Bagdade?

c) "Cuidai dos soldados capturados e tratai-os bem. A isto se chama aumentar a nossa própria força enquanto se derrota um exército." - Guatanamo e Abhu Grahib deixaram de rastos a superioridade moral dos guerreiros das democracias. Seria assim tão difícil levar à letra um conceito tão simples de um aspecto que vai da ética ao marketing político?

“Bush não leu Sun Tzu”