<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

A sombra do guterrismo

Mais um detalhe importante na entrevista a Luís Campos e Cunha. O ex-ministro das Finanças afirmou que, nos próximos três meses, o Governo terá que jogar cartadas decisivas para o futuro. Referia-se a reformas tão importantes para um saneamento correcto das finanças públicas portuguesas como a que visa melhorar a eficiência da administração pública.

O problema é que o próprio Governo, o primeiro a dizer publicamente que o cumprimento das metas orçamentais para 2007 dependia da adopção de medidas de fundo para comprimir as despesas, já veio reconhecer que o processo está atrasado. Mas aproveitando para avisar que, se tudo falhar nesta frente, haverá outros meios de reduzir o défice público.

Aqui está uma excelente razão para preocupações. Em matéria de consolidação das contas públicas, o pior que pode acontecer é que a reanimação da economia e a aproximação da segunda metade do mandato adormeça a vontade reformista do Governo. Neste caso, é de esperar o pior, isto é, o regresso à política orçamental do guterrismo.

“A sombra do guterrismo”