<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

O método socrático

A irascibilidade que é apontada pelas más linguas como fazendo parte dos traços de personalidade do primeiro-ministro, podia ser apenas um dos segredos mais mal guardados do actual Governo. Mas, afinal, é muito mais do que isso. Trata-se de um método para estimular as equipas nos momentos em que estas, ou algum dos seus elementos, dão sinais de esmorecimento.

O raspanete, perante testemunhas, que José Sócrates pregou a Manuel Pinho durante a recente viagem oficial à China insere-se nessa técnica de liderança que os militares conhecem bem e que, em muitos casos, será mesmo a única que conhecem. É apenas isto que se pode concluir do facto de, numa "conversa" com o ministro da Economia, o primeiro-ministro ter levantado o tom de voz e usado "algumas expressões, que chegaram a surpreender quem as ouviu" (que expressões terão sido?), com o simples objectivo de "levantar o ânimo" a Manuel Pinho, "incentivá-lo e obrigá-lo a reagir", segundo um zelosa fonte do gabinete de Sócrates explicou ao semanário Sol (supomos que sem se rir de si própria).

Pais e mães deste país: sigam já o exemplo do primeiro-ministro. Quando os vossos filhos fizerem asneira, repreendam-nos em alta voz, em público e, muito importante, não se esqueçam de utilizar expressões surpreendentes (qualquer coisa como "cuidado que sou um animal feroz" talvez surta efeito). Se os petizes não ganharem novo fôlego, garantindo sentirem-se "com mais determinação e força do que nunca", remodelem-nos na primeira ocasião. Tal como no caso dos aumentos das tarifas da electricidade, quando o método socrático falha, a culpa deve ser dos consumidores.

“O método socrático”