<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

A Moody's não é o Dr. Medina Carreira

É pena – eu até concordo com muito do que a Moody's hoje publicou sobre a economia portuguesa que, convenhamos, nem é grande novidade. O problema é que a Moody's – e as outras duas irmãs, a Fitch e a S&P – não são o FMI, a Comissão Europeia ou o Dr. Medina Carreira. O seu papel não é de analista económico ou de comentador profissional. Goste-se ou não das suas análises, estas agências (que são empresas privadas) gozam de um poder significativo nos mercados financeiros e no custo de financiamento dos Estados soberanos – nos dias que correm o que dizem é lei, como se comprova pelo salto que deram hoje os credit default swaps sobre as dívidas grega e portuguesa.
Por isso mesmo se espera que as agências se limitem a fazer o seu trabalho, o que já não é fácil como se viu pelo estrondoso falhanço no pré-crise subprime ou nos casos da Enron e da Worldcom. E este trabalho não passa por recados ao governo português no Financial Times, nem por relatórios a la FMI, com comparações precipitadas com a Grécia.

“A Moody's não é o Dr. Medina Carreira”

  1. Blogger MBA disse:

    O que é estranho mesmo é que menos de um ano depois de estes mesmos senhores se terem enganado estrondosamente, o mundo continua a ouvi-los como se fossem o Oráculo da Matrix.

    Deixar recados no Financial Times é tão estapafúrdio como o Governo (sim, é óbvio que foi o Governo)mandar uma carta para as agências a dizer que o facto de o PSD ir aprovar (alguém tem dúvidas, ainda?) o Orçamento do Estado é um argumento para tudo ir correr bem.

    Mas acham o quê, que o mr. Moody e o mr. Fitch não lêem os jornais portugueses?

    Análise por análise, e recados por recados, prefiro os economistas portugueses, que são muito mais divertidos (e cujos bitaites não trazem consequências...)

  2. Blogger Bruno Faria Lopes disse:

    São as ironias da crise... mas enquanto não houver uma alternativa melhor... Abr