<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Tudo o que ele disse

1- A última pessoa e instituição em que os portugueses confiavam acaba de enterrar toda a sua credibilidade. Cavaco não sai bem desta história que ainda não sabemos como vai acabar.

2- O PR deixou passar 43 dias desde a primeiro notícia do Público para dizer que o PS estava a fazer um aproveitamento político inaceitável de uma notícia do Semanário, um jornal que nem existe. Nem a desmentiu nem pôs os socialistas mais excitados no lugar. Deixou arrastar.

3- Ao fim de 43 dias de factos e factóides, não faz uma declaração institucional mas uma "interpretação dos factos", o que me parece inaceitável para um PR.

4- Se considerou "graves" as declarações sobre os assessores do PR estarem a colaborar no programa do PSD porque é que não o disse antes?

5- Cavaco acusa o PS de o estar a encostar ao PSD, mas foi ele próprio que se deixou arrastar para a luta partidária com o seu silêncio. O PSD já disse que lamenta que ele tenha ficado calado tanto tempo, e com razão.

6- O PR acha que o seu assessor não cometeu um "crime" ao questionar as declarações políticas dos socialistas que falavam da colaboração entre Belém e o PSD. Mas já acha grave que deputados do PS façam comentários políticos sobre essa colaboração com base numa notícia de jornal reproduzida no site do PSD e não desmentida.

7- Cavaco só tem razão quando questiona a oportunidade da publicação no DN do email trocado entre os jornalistas do Público. A intenção de quem o fez chegar às redacções é óbvia: prejudicar o PR e o PSD.

8- O PR também acha que não é crime um membro da casa civil ter desconfianças em relação à atitude de outras pessoas. Mas esquece-se que falar com um jornal sobre essas suspeitas, em nome de um Presidente, não é como ter uma conversa de café. Não é crime: é só muito grave. Cavaco desculpa o indesculpável aos seus fiéis.

9- Quando o PR assume que há "vulnerabilidades" no seu sistema informático, lança uma suspeita inaceitável. Até a Nasa tem vulnerabilidades. A questão é se ele desconfia ou desconfiou alguma vez de que essas vulnerabilidades estavam a ser aproveitadas por alguém. Não pode achar que o desvio de um mail no Público - cujo sistema informático não foi violado -, pode justificar as suas desconfianças. Cavaco ainda terá de se explicar melhor sobre isto.

10- Cavaco Silva só se pode queixar de si próprio em toda esta comédia de enganos.

11- Em que condições dará posse a José Sócrates num momento em que o País precisava de um PR forte?

12- O PR inaugurou a mais grave crise institucional desde a estabilização democrática. Este lavar de roupa suja em declarações oficiais ao País, nem quando Eanes fundou o PRD. Isto não aproveita a ninguém. O País está triste.

Etiquetas:

“Tudo o que ele disse”

  1. Blogger Bruno Faria Lopes disse:

    Belíssimo comentário - infelizmente, tudo se passa como descreves.

    Ficaram algumas meias-palavras no final - penso que é inacreditável que uma declaração destas, feita neste momento, não inclua o direito a perguntas por parte dos jornalistas.

    A infantilização dos portugueses é uma das especialidades dos nossos líderes políticos.

  2. Blogger Grifo disse:

    asfixia constitucional xD