<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Acabei de ver o Milk agora mesmo

Sim, a questão do casamento entre homossexuais foi lançada para o ar com um admirável 'timing' político por parte do PS. Sim, desvia as atenções da crise e das trapalhadas do Freeport. Sim, motiva os debates mais acéfalos.

Mas, não, a crise financeira/económica/social não pode ser um cacto no debate público - há outros assuntos que interessam às pessoas. O acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo - uma questão do foro civilizacional - é um deles.

Sobre o debate tenho apenas a dizer que, sentado naquela posição confortável de espectador, não penso que a 'instituição casamento' fique ameaçada com a entrada de novos e diferentes membros. Sobretudo porque estamos a falar, afinal, do casamento civil, um contrato (diariamente terminado por casais heterossexuais) que dá jeito para a declaração de impostos e, ainda, direito a uma festança de vestido branco e tudo.

E há ainda outro argumento a ponderar - o distanciamento que se abriria entre o casamento civil e religoso (ver post "Adeus, leitor"). Do ponto de vista da Igreja católica (grupo no qual relutantemente me integro, nem que seja já apenas por uma questão de identificação cultural), esta diferença só traria vantagens...

“Acabei de ver o Milk agora mesmo”

  1. Anonymous Anónimo disse:

    É impossível ver esse filme e ficar com outra opinião :) E para o argumento da procriação, nada melhor do que o célebre diálogo do filme em que uma das personagens pergunta ao Harvey Milk: "Can two men reproduce?" E ele responde: "No. But God knows we keep on trying". Grande filme :)

    AT

  2. Blogger FT disse:

    Só um reparo: a instituição ficará em risco. Sobreviverá mas será 'dañada' irremediavelmente