<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

A Origem do Mundo e a Verdade Revelada Pelo Tempo


Isto de a PSP agir em nome do interesse comum, confiscando um livro que incomodava os púdicos bracarenses e que tinha na capa a "Origem do Mundo" de Courbet, mostra não só ignorância. É também prova de uma grande falta de cultura democrática, para além de grande falta de cultura. O Museu D'Orsay, em Paris, devia precaver-se, proibindo a entrada de zelosos agentes da PSP. Será a polícia de Braga tão lesta em casos que sejam mesmo de polícia? É caricato, triste, ridículo e óptima publicidade para a editora. Mas não é dos casos mais graves. Nem dos mais divertidos.

Nem sempre coisas como estas têm como contexto a extrema ignorância dos actores. No último Verão, em Itália, aconteceu um episódio ainda mais insólito, porque neste caso os protagonistas não são ignorantes nem ultramontanos. O primeiro-ministro Silvio Berlusconi, costuma dar conferências de imprensa tendo por detrás um quadro de Tiepolo, do século XVIII, por si escolhido: A Verdade Revelada pelo Tempo, onde a a Verdade mostra um seio nu. Ora, para escândalo dos amantes de arte italianos e não só, os assessores de imagem de Berlusconi decidiram pedir a uns especialistas para retocarem o mamilo da Verdade, cobrindo-o pudicamente (ou bracaramente), para o primeiro-ministro não passar a vida a falar tendo por detrás, dirá o povo, uma gaja com as mamas à mostra, ainda assim, mais recatada que as gajas de mamas à mostra dos canais de televisão do próprio Silvio.

Ora, há censuras e censuras, e esta censura que não vem da parte de pobres agentes da autoridade que não têm culpa de serem profundamente ignorantes, é mais grave. Esta censura é abusiva, instrusiva, lesiva, mas muito mais divertida. O Guardian escreveu este texto absolutamente genial e irónico sobre Berlusconi, a verdade, o tempo e as mamas (que é obrigatório) ler e que levou a este comentário. Gostava de ler outro texto assim no Guardian sobre o caso da Origem do Mundo em Bracara Augusta.

Etiquetas: , , ,

“A Origem do Mundo e a Verdade Revelada Pelo Tempo”

  1. Blogger MBA disse:

    Mas podemos dizer que a foto é horrível ou isso também é considerado censura? :-)

  2. Blogger Vìtor Matos disse:

    Se tirássemos de diante dos olhos de todos os outros tudo o que eles consideram horrível neste mundo, o que é que nos restava?

  3. Anonymous Anónimo disse:

    A propósito do tema, Eduardo Cintra Torres, no Público de hoje: "Ó maravilhosos PSPs de Braga, conseguistes o impossível! Quisestes impedir a miúdos que espreitavam capas de livros uma aula de educação sexual como elas eram antigamente - mas acabastes por dá-la ao país inteiro! À conta da "proibição" dum livro com A origem do Mundo, de Courbet, na capa, nunca tantos portugueses viram - na televisão generalista, de manhãzinha, ao almoço e ao jantar, em centenas de sites e blogues portuguesinhos, nos canais de notícias e nos jornais dedicados à melhores famílias - uma mulher nua, de pernas abertas, dando à descoberta os detalhes da vagina e da pública floresta!"

    Ainda devíamos agradecer à PSP ter dado a conhecer a mais famosa obra de Courbet a muitos portugueses que, de outra forma, provavelmente nunca a veriam :)

    AT