<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Música de Elevador


Lady's Bridge
Richard Hawley
Agosto, 2007 :: Mute

Há álbuns intemporais. Álbuns que nos fazem acreditar que certos músicos podem reviver num outro tempo, num outro local, mantendo a mesma sensibilidade e uma renascida capacidade de nos encantar. Se alguém te disser que Roy Orbinson retornou à vida em Sheffield, em pleno século XXI, não voltes as costas descrente.

Richard Hawley, antigo guitarrista dos Pulp e dos Longpigs, é um romântico incurável, daqueles à antiga. Não fosse isso, não conseguiria criar um álbum que é "apenas" uma gloriosa mistura de amor e mágoa, perda e conquista. A prova provada que a saudade não é sentimento exclusivo da alma lusitana.

"Lady’s Bridge" é brilhante. É um daqueles álbuns que muitos rotulam de retro, mas que soa fresco a cada audição num tempo em que a beleza pura (e simples) escasseia na alma de quem produz música pop. Uma mistura perfeita de blues, rockabilly e baladas com sumptuosos arranjos orquestrais na onda do chamber pop. Sofisticação? Não, contemplação.

A sua voz de barítono, doce, às vezes sombria, os seus arranjos ricos e longos, os riffs de guitarra clássicos e cristalinos precisam de tempo para ser escutados. A companhia perfeita para uma garrafa de bom vinho.

Os meus versados guarda-freios proibiram-me de escrever longos testamentos, esquecendo-se que não tenho a mesma brilhante capacidade de síntese que eles. Mas ainda assim arrisco a dizer do último trabalho de Hawley: dolorosamente belo, perturbadoramente íntimo. Sem dúvida, um dos mais bem guardados secredos da pop britânica.

Escuta "Valentine" aqui. Comprar o album aqui (€ 5,55).

Etiquetas: , , ,

“Música de Elevador”

  1. Anonymous Anónimo disse:

    hummm. deve ser bom pela descrição.