<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Agnóstico ou ateu?

Sou um ateu. Agnóstico é uma palavra que, hoje, não quer dizer nada.” Vasco Pulido Valente disse isto hoje, cheio de razão, a António José Teixeira, no Diário Económico. Quem teve uma educação católica (como eu tive) e diz que é agnóstico (como eu achava que era) normalmente reflecte uma posição de comodismo e até de hipocrisia em relação à existência de Deus. Se os agnósticos dedicassem um pouco do seu tempo a pensar se acreditam num Deus qualquer, depressa uma boa parte se diria ateia. Como eu. Não basta desejar que exista um Ente Superior. É preciso acreditar e defendê-lo de si para si, em termos razoáveis. Ora um agnóstico tem mais dificuldade em defender-se do que um católico cheio de fé. Em breve darei notícias sobre o livro “God Delusion”, de Richard Dawkins, sobre isto.

“Agnóstico ou ateu?”

  1. Blogger mena disse:

    porquê, então, escrever "Ente Superior" com caixa alta?

  2. Blogger Vìtor Matos disse:

    Bom ponto, Anabela. Mesmo não exisitindo Deus, ou acreditando que Deus não existe, há a ideia da sua existência. É essa ideia de grandiosidade que merece as maiúsculas, acredite-se ou não.

  3. Blogger mena disse:

    cheguei a pensar que ias responder que era apenas uma questão de livro de estilo :)

  4. Blogger Luís Miguel Afonso disse:

    Pois, já sabias que eu não ia deixar passar isto em claro... Em primeiro lugar deixa-me dizer que há aqui muita confusão. Pelo teu texto, não me parece que saibas muito bem o que é ser ateu, nem agnóstico...
    Deixa-me definir em poucas palavras um e outro:
    Ateu - Aquele que afirma a não existência de Deus;
    Agnóstico - Aquele que partilha da doutrina que declara o espírito humano incompetente para conhecer o absoluto.
    Vou ignorar portanto o "cheio de razão" a seguir à tua transcrição das palavras do Pulido Valente. Se calhar, mais cheio de razão estaria se afirmasse que todos nós vivemos num agnosticismo dilacerante, pois hoje em dia, infelizmente, toda a sociedade é incompetente em saber o que anda aqui a fazer, para onde quer ir e que valores a move. Comodismo não é ser agnóstico - pois implica um certo grau de distanciamento e humildade para se consentir um certo grau de incompetência; comodismo - polvilhado com uma grande dose de arrogância - é julgar-se ateu, pensar que se tem o poder de ditar as regras do mundo, de estupidificar o próximo e rachar-lhe a cabeça só porque o coitadinho ainda pensa que Deus existe. Muito à laia do pobre discurso do Louçã e seus pares.

    Um católico, muçulmano ou hindu afirma a existência de Deus. Um ateu nega essa existência. Quem é que estará certo? O problema está na atitude...

    Os ateus falam habitualmente com uma altivez que só me faz lembrar uma coisa: endeusamento. E haverá coisa mais ideal para que o senhor Dawkins - entre tantos outros - possa vender os seus livrinhos à medida que vê crescer o apreço dos media? Não foi à toa que na Zoo TV de Bono o pivot era personificado por um diabinho...

    Abraço. Ateu, tu? Nah! ;)

    PS. A tua resposta à Anabela não faz sentido nenhum, já reparaste?

  5. Blogger Luís Miguel Afonso disse:

    Ainda sobre isto, deixa-me comentar algumas das tuas ideias...

    Se os agnósticos dedicassem um pouco do seu tempo a pensar se acreditam num Deus qualquer, depressa uma boa parte se diria ateia.

    Eu penso completamente o contrário. Eu acho que se tu - e este tu representa as pessoas de tradição católica como tu que se "perderam"... - dedicasses um pouco do tempo a pensar nestas questões, com a mesmo amor que colocas com "assuntos menores" que te apaixonam, decerto irias descobrir que Deus afinal sempre existe. Seria, sinceramente, muito triste se isso não acontecesse. O problema é que esse tempo não existe e o amor precisa de tempo para ser vivido.

    O sem-abrigo que mora a 3 metros da tua porta é-te de certa forma indiferente, mas a sua condição ainda te toca. O facto de morrerem dezenas de pessoas por todo o mundo é-te de certa forma indiferente, mas a morte de um ser-humano ainda é coisa que te toca profundamente. O teu familiar e amigo que já não falas há mais de uma ano está a deixar-te indiferente, mas a família ainda é valor que queres segurar como dos mais importantes.

    O problema está em pensar que estas coisas de Deus são como as mortes na estrada. Só acontecem aos outros... Não precisas de fazer nada pois tudo está bem. Deus escolheu dar-te uma coisa muito importante: liberdade - teria sido tão simples se Ele tivesse julgado da forma inversa... - e isso implica que tens de ser tu a ama-Lo. Ninguém o vai amar por ti. Experimenta fazer o que fizeste a Deus ao teu filho ou a um amigo. Se calhar, eles também vão negar a tua existência.

    O teu principal erro foi pensar - ou deixar dizerem-te - que Deus era insignificante para ti. Que nada lucravas com esta relação amorosa. Este foi o teu erro.

    Não basta desejar que exista um Ente Superior. É preciso acreditar e defendê-lo de si para si, em termos razoáveis.

    Pois é. Não basta desejares a existência da tua mulher, do teu filho, do teu amigo. É preciso um pouco mais que isso para que eles se lembrem de ti. Simples, não? :)

    Abraço, a.

  6. Anonymous Anónimo disse:

    entes superiores-divindades-DEUSES-pois é...então e os dinossáuros-o homem de neandrental-de crómanhon(acho que é assim que se escreve não tenho a certeza)o homem sapiens então onde ficam estes humanos que habitavam este planeta que se formou á milhões de anos? qual era o DEUS deles? seria a fúria de sobreviver? ou terá sido este legádo evolucionária,implicito no nosso códico genético...está provado o choque de meteoritos de elevadas dimensões com o nosso planeta...e as divindades logo nos haviam de colocar neste planeta em fúria para sofrermos...planeta cheio de catástrofes naturais...de doenças ..ainda recentemente (não chegou 1755)a ÁSIA e não só levou com um tsunami que vitimou milhares...quem sãO ESTAS DIVINDADES CRUÉIS...que deixam o seu povo (A HUMANIDADE)sofrer estas atrocidades?então com milhares de milhões de galáxias nesse infinito universo...não haveria um planeta livre de catástrofes e doenças...para não falar das guerras e da fome?nesta era da tecnologia...ainda morre uma criança de três em três segundos com fome? onde está DEUS que não se manifesta? e o seu filho JESUS que está sentado á direita DELE? diz-se que ELE venceu a morte...e que fez milagres até agora ainda não vi um único milagre...os sr.s já viram? façam favor de me dizer qual...até TOMÉ que viveu com ELE duvidou...será pecado alguns de nós tão distanciados desse tempo duvidar-mos?? perante este mundo de injustiças acho que é legitimo duvidar-mos...até porque a ciencia os matemáticos ...os fisicos vão encarregar-se de nos trazerem a boa-nova..e quiçá uma nova ordem mundial...pelo menos mais humanizada e sem tanta fantochada...um abraço a quem me ler...

  7. Anonymous Anónimo disse:

    não queria ficar como anónimo o meu nome é antónio borrego