<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Livros e conforto

A avaliar pelos números divulgados pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), as feiras do livro de Lisboa e Porto saldaram-se num aumento das vendas e, por este facto, num êxito do ponto de vista dos promotores e de quem beneficiou desse crescimento da facturação.

Este desempenho é apontado como uma boa razão para considerar que o modelo actual não está esgotado. Pode ser que não esteja e que, em Lisboa, a probabilidade de apanhar uma molha, entre outros desconfortos impostos pelo modelo que tem sobrevivido ao longo dos anos, não seja argumento suficiente para demover visitantes e expositores.

Ainda assim, há um aspecto que carece de prova. A realização da Feira do Livro de Lisboa num recinto fechado, espaçoso, dotado de condições para proporcionar maior conforto aos visitantes, oferecendo zonas de leitura e de lazer, não representaria um forte argumento para aumentar o número de visitas e, potencialmente, a venda de livros?

Por que motivo um aumento de vendas, interrompendo um ciclo de quebras, é justificação bastante para persistir numa solução arcaica e que não tem em consideração o bem-estar dos consumidores e de quem trabalha durante a feira naquelas barraquinhas de arraial?

“Livros e conforto”

  1. Blogger Pedro Tarquínio disse:

    Cum catano, é todos os anos a mesma conversa.
    Será tão dificil de perceber que o sucesso da feira do Livro de Lisboa está associado à sua localização. Livros com conforto existem o ano todo nas diversas e boas livrarias da cidade ou mesmo nas inúmeras feiras do livro alternativas que se vão fazendo (na FIL, na P. da Ribeira, na gare da Expo); Livros ao ar livre, no centro da cidade, com excelentes acessos para peões ou para quem ande de metro, num jardim dificil de usufruir noutras ocasiões, com horário alargado e espaço, caso necessário, para mais editoras, são ingredientes que fazem a mais valia da feira do Livro de Lisboa.
    Para terminar, a experência proposta no post de uma feira com mais "conforto" existe no Porto com os fracos resultados conhecidos.